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Os 9 primeiros passos que você deve fazer após ser eleito síndico

Existem grandes chances que ao se tornar síndico você cometa alguns erros por falta de experiência na profissão e impacte diretamente a organização do seu condomínio. Por isso, é importante que você preste bem atenção, caso queira fazer uma gestão com resultado eficaz.

Neste artigo, você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são os 9 processos que se deve executar após a sua eleição:

  • Compreender suas responsabilidades, as do condomínio e condôminos - Para isso, leia a Lei 4591/64, os artigos 1314 a 1358 Lei 10.406 - novo código civil - 10/01/2002, convenção e regimento interno do condomínio;
  • Fazer uma avaliação da situação financeira do condomínio, solicitando da administradora os relatórios analítico e sintético de receitas e despesas dos últimos doze meses do condomínio;
  • Conhecer bem o seu condomínio fazendo uma vistoria em toda a área comum acompanhado pelo profissional da limpeza, além disso, se inteire de todas as rotinas dos funcionários;
  • Solicitar à administradora (link), Certidões: fiscal, previdenciária, tributária, ambiental e SPC/SERASA;
  • Limitar horários para comunicação via telefone/interfone e disponibilize email corporativo, livro de registro que deverá ficar na portaria ou administração do condomínio e um dia na semana para reunião presencial com condômino(s);
  • Delegar funções e responsabilidades para o conselho consultivo e subsíndico e criar comissões específicas para estimular a contribuição e participação dos condôminos na gestão do prédio;
  • Organizar um local no condomínio para guardar toda a documentação que legalmente precisa ser arquivada (documentação trabalhista e fiscal);
  • Não procrastinar a manutenção: Junto com a administradora e de posse do relatório da vistoria, elabore um planejamento de manutenção do condomínio, e;
  • Seguir os 5 pilares de gestão:
  • Comunicação: Crie canais de comunicação (Whats App, use o sistema de comunicação interno da sua administradora(link)) e disponibilize o quadro de avisos na área comum/elevador do condomínio;
  • Transparência: Disponibilize nos canais de comunicação relatórios das prestações de contas, juntamente com notas fiscais/recibos, receitas, despesas e todos os documentos comprobatórios das prestações de contas;
  • Competência: Fazer uma gestão dentro das normas condominiais;
  • Imparcialidade: Aplicar as penalidades a todos os condôminos transgressores das normas condominiais;
  • Democracia: Qualquer melhoria que venha acarretar despesas extras, sempre convocar a assembléia para decidir junto com a comunidade;


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