Há situações que podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento, como por exemplo ficar preso em um elevador. Quem tem claustrofobia ou não gosta de lugares fechados vive esse medo todos os dias ao sair de casa. O fato é que ninguém pode escapar dessa situação, mas e, se acontecer, o que fazer? Como proceder?
A regra de ouro e talvez a mais difícil é não se apavorar. A maioria das pessoas acredita que , o elevador é completamente vedado, porém a verdade é que ele tem espaços por onde o ar entra e você não vai ficar sem respirar, além disso a maioria tem instalação de ventilação artificial (ar condicionado) .
Se você estiver preso no elevador com outras pessoas, acalme-as e oriente-as a fazer a mesma coisa.
Quanto menos oxigênio for usado, mais ar de qualidade será respirado por todos. O próximo passo é acionar a portaria, que entrará em contato com a empresa que presta serviço de manutenção do equipamento.
Atenção: A pior coisa que você pode fazer é abrir a porta do elevador, isso sim pode causar acidentes…
Após essa etapa, espere e garanta o tempo “livre” para comunicar os amigos e pessoas importantes da família que você irá demorar um pouco para chegar porque está preso no elevador.
Essa atitude é importante por dois motivos: ajuda a passar o tempo e dá uma satisfação para que as pessoas que estiverem te esperando não fiquem preocupadas.
Quando os responsáveis chegarem, é importante que eles tenham as informações completas do cenário: As pessoas estão bem? Quantos são? O que estão fazendo?
Assim que a empresa chegar os responsáveis do condomínio deverão passar todos os detalhes para os profissionais. Assim eles poderão abrir a porta com segurança e todos sairão de lá com segurança..
Mas, qual o papel do síndico, porteiro e zelador quando isso ocorre? O procedimento correto e seguro a ser tomado é: