As responsabilidades e imprevistos possíveis são tantos que se não houver uma metodologia para seguir na gestão do condomínio, certamente haverão muitos prejuízos para a gestão do síndico e vida de todos os moradores.
Para garantir uma administração organizada, eficiente e tranquila, aprenda abaixo os maiores erros cometidos pelos síndicos e como preveni-los.
Falta de organização financeira: A maioria dos síndicos sofre com a gestão financeira eficiente. São muitos prazos, controle de gastos e datas para estar atento. Para realizar uma gestão eficiente é indispensável o uso de um Software para registro das movimentações referentes ao caixa do condomínio, procure uma administradora que disponibilize um software como esse, aqui na Natal Condomínio, nossos clientes já realizam uma gestão eficiente através desta ferramenta.
A parte financeira deve sempre ser uma das mais supervisionadas e transparentes frente aos demais moradores, portanto exige um preparo, tanto para ter as informações corretas sobre a situação financeira do condomínio em tempo real, quanto para a prestação de contas obrigatória do síndico.
2. Falta de Manutenção Periódica: Os condomínios devem ter uma regularidade e comprometimento com as manutenções da estrutura local. Além de reformas emergenciais, a revisão estrutural deve ocorrer de maneira frequente, senão a estrutura e segurança do condomínio pode ser abalada de maneira mais grave e os gastos só irão subir e serem mais urgentes com o passar do tempo. Assim, tudo deve ser completamente planejado e organizado para conservação da condição física do ambiente comum.
3. Desconhecimento das normas do condomínio: A lei de condomínio do código civil tem o objetivo de garantir o bem estar e harmonia na vida dos moradores, dito isso, a pessoa que precisa conhecer e defender com unhas e dentes é o síndico, caso contrário o condomínio certamente entrará em um ciclo de desentendimentos e prejuízos. Após a convenção, o que vale é o que consta na Convenção do Condomínio e ainda os princípios de convivência presentes do Regimento Interno, ambos devem ser comunicados e citados sempre para que todos os condôminos estejam cientes, e que caso não haja cumprimento, haverá multas. Quando o síndico não segue as normas, acaba perdendo a autoridade e prejudicando a convivência, causando até ações judiciais, caso algum morador se sinta prejudicado.
4. Falta de Comunicação: É dever do síndico garantir que todas as informações sejam passadas para todos os moradores, caso contrário pode provocar intrigas, desentendimentos e até prejudicar um habitante do condomínio. Normas como horário da coleta de lixo, manutenções, horário do silêncio e demais rotinas devem ser previamente avisadas, principalmente para os novos moradores. Qualquer mudança, mesmo que pequena pode prejudicar gravemente a vida de algum morador.